Agência 247

Imagens impactantes vendem mais. Parece óbvio, mas nem tanto.

Quem nunca foi seduzido por uma propaganda que chamou sua atenção?

Em um mundo hoje totalmente digitalizado, ver propagandas por todos os lados já se tornou parte do nosso cotidiano, e também faz parte da nossa rotina ignorá-los ou sermos influenciados por elas.

Anúncios nas redes sociais, panfletos, outdoors, comerciais de tv, anúncios em rádio e outras infinitas possibilidades disputam constantemente a nossa atenção para vender seu produto ou serviço. Hoje vou falar exclusivamente na parte estética de uma imagem, o que faz uma pessoa prestar a atenção na sua foto ou anúncio para você conseguir converter ele em um cliente?  Vou citar alguns passos fundamentais, vamos lá!

1 – Seja honesto com seu cliente!

Sim, preferencialmente não utilize fotos de banco de imagens ou fotos que não são suas.

Seus cliente não são burros, eles sabem perfeitamente quando uma foto é de banco de imagens e isso não é legal para você. Sem contar que não existe nada mais brochante do que você comprar um produto na expectativa de ser igual ao da propaganda e receber algo bem abaixo do esperado. Decepcionando o seu cliente e tornando aquele clássico meme de internet; expectativa vs realidade um forte ponto negativo para seu anúncio.

Não seja essa pessoa! Invista em fotos profissionais.

2 – Entenda o seu público para se comunicar bem.

Parece óbvio, mas nem sempre isso é feito.

Vamos usar o exemplo de um restaurante de alto valor agregado.

Pense o que o seu cliente gostaria de ver e como você pode influenciá-lo a consumir. 

No estudo de caso da gastronomia, aquele clichê de usar tons quentes como amarelo, vermelho e laranja realmente funcionam, deixando mensagens no subconsciente e influenciando indiretamente o visualizador sem ele perceber. Mas essa regra das cores varia, logicamente com o seu segmento e objetivo. Não deixe sua propaganda parecendo uma placa de sinalização de trânsito, afinal estamos falando de um negócio de classe.

Utilizar em sua composição de design cores análogas, são uma ótima solução para não perder essa harmonia. Deixando assim o seu layout mais homogêneo e fino. 

Utilizar de frases que despertam a atenção do seu público é fundamental para conseguir conversão, por isso, entenda como o seu cliente se comporta. Você deverá elaborar um texto que condiz com a proposta do anúncio, e poderá utilizar a seu favor os gatilhos mentais focados em princípios básicos do marketing, como: Escassez, Urgência, Novidade, Prova Social, Autoridade, Reciprocidade, Porque, Antecipação, Simplicidade, experiência e também a Relação entre dor e prazer.

No caso deste estudo, o melhor seria explorarmos a experiência magnífica que ele vai ter no restaurante e como ele pode ter isso também indo até o local e consumindo. Vender uma experiência agregada ao seu produto o torna algo de muito mais valor.
Deixando bem claro que isso não é uma matemática exata, cada caso é um caso, e cabe o empreendedor ou marketeiro compreender cada situação e saber ir pelo melhor caminho.


3 – Foto vende!

Você já sentiu vontade de consumir um produto onde a foto não é atraente?  Obviamente não.
Partindo desse princípio, vamos focar em quatro pontos básicos para tornar sua foto irresistível: nitidez, assunto, composição e cores. 

A nitidez descreve a clareza de detalhes em uma foto, alcançar o melhor resultado na sua imagem é a fusão de uma fotografia bem tirada e uma pós edição bem feita, alinhando esses dois pontos, a sua foto vai ganhar muito mais poder de fogo. 


O assunto da sua fotografia desse ser bem definido e estar alinhado com o objetivo e o destino final do material. Você pode trabalhar melhor isso na sua imagem através de uma profundidade de campo, iluminação direcionada ou até mesmo a disposição do objeto principal na fotografia.

Uma boa foto de produto não é simplesmente posicioná-lo de qualquer maneira e clicar.
Existem ótimas referências de composição na internet onde você pode se inspirar na hora de fotografar. Você também pode ter como guia a famosa regra dos terços ou a proporção áurea, isso auxilia muito na harmonia da sua imagem e preenchimento de espaços.


Para a parte de design, estudos indicam que no âmbito digital as áreas mais nobres de uma arte são o centro e o canto direito superior da imagem, onde a taxa de atenção é maior entre boa parte dos usuários. Ao restante das milhares de possibilidades de formatos de criação, não tem como generalizar em uma fórmula, utilize regras que você aprendeu de disposição e alinhamento de elementos que vai ser sucesso. 😉 


Um dos princípios mais importantes de uma fotografia de impacto são as cores. É importante entender como ela funciona, qual sensação você quer passar,  entender círculo cromático e como cada cor influencia na percepção do observador.
Compreender a importância da harmonia da paleta de cores e como é afetada pela composição de cores primárias, secundárias, combinações análogas e complementares, entender isso  é fundamental para se conseguir qualquer imagem de alto calibre.


Gostou do conteúdo? Não se esqueça de curtir e comentar o post. <3 

Texto escrito por Thor Conrado, CEO e diretor Criativo da Agência 247 .